domingo, 8 de setembro de 2013

Alcoolismo no Brasil - G5

O Brasil está na lista de países com aumento do uso excessivo de bebidas alcoólicas. O consume abusivo é todo aquele que bebe 60 gramas ou mais de álcool puro, uma vez por semana ou mais. Os homens são os que mais fazem o consumo de risco em relação as mulheres. Os brasileiros consomem 6,2 litros de álcool puro por pessoa, A média mundial é 6,13 litros de álcool per capita. A bebida mais consumida pelos brasileiros continua sendo a cerveja, seguida por destilados e vinhos. 
A OMS (Organização Mundial da Saúde) destaca que a Lei Seca no Brasil é um exemplo de política pública para reduzir o uso abusivo de álcool que deve ser seguido. Existe multa, perda de carteira e apreensão do carro para os motoristas que bebem uma lata de cerveja ou uma taça de vinho antes de dirigir. Se o consumo for superior a isto a pessoa pode responder a crimes de trânsito, com pena de prisão de seis meses a três anos.
Todos os anos mais de 2,5 milhões de pessoas morrem graças ao consumo de bebidas alcoólicas. O Ministérios da Saúde já identificou aumento de 16,2% para 18,9% o percentual de brasileiros que declaram ter abusado do álcool.

Um comentário:

  1. No Brasil infelizmente o número de dependentes de álcool vem aumentando a cada ano, e o índice de mortalidade entre dependentes de álcool no Brasil está próximo do registrado entre usuários de crack. A Unifesp por exemplo realizou uma pesquisa sobre esses índices elevados e foi concluído que 78% dos jovens brasileiros bebem regularmente e 19% deles já são dependentes do álcool.

    ResponderExcluir

Comente as postagens dos alunos da EE. prof. Cid de Oliveira Leite. Se você tiver alguma dúvida pergunte a nossas alunos. Prof. Lívia (bio)